Mulheres do Hip Hop do interior do estado se reúnem neste domingo (10) para discutir políticas públicas
Neste domingo (10), Caruaru, no Agreste pernambucano, recebe a Conferência livre “Hip Hop do Interior em Movimento: Mulheres por Igualdade e Contra a Violência de Gênero”. O evento acontece a partir das 13h, na Secretária Municipal da Mulher, localizada no Edifício Corália Menezes, na Rua dos Expedicionários, nº 30, centro da cidade.
A iniciativa faz parte de um movimento nacional voltado à eleição de representantes, as chamadas delegadas, que irão defender propostas a serem priorizadas nas políticas públicas na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá em Brasília no mês de setembro. As eleitas em todo território nacional vão contribuir para a Plataforma das Mulheres, elaborada pelo Ministério das Mulheres.
No encontro, poderão ser escolhidas até três nomes, conforme o número de participantes da conferência: a partir de 10, uma delegada pode ser escolhida; com 51, serão duas eleitas; e com 101, serão três.
A ocasião será a segunda conferência livre promovida pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop em Pernambuco (FNMH2PE), que realizou a reunião em Recife no último sábado, 2 de agosto. Dessa vez, a proposta é agregar integrantes do movimento do interior do Estado. Além de Caruaru, onde será sediado o evento, o coletivo espera receber mulheres de cidades como Garanhuns, Surubim, Pesqueira e Arcoverde.
A b-girl, comunicadora popular e uma das candidatas à delegada, Vênus Master, defende a importância de os territórios fora da Região Metropolitana do Recife (RMR) terem representação. “Nós que estamos em regiões descentralizadas, fora da capital, temos vivências diferentes. Por isso, precisamos desse espaço de debate para as mulheres do interior”.
A programação vai contar ainda com atividades culturais. Irão se apresentar as cantoras N.I.X. Machine, Marília Ferro e Quequel Santana; os grupos de dança Twerk Caruaru e Mulheriu Gang Crew e as dançarinas Niny Nascimento e Marisflora. A poesia vai ficar por conta de PK, Froyd, Tayna Cabocla e Saturno. Uma batalha de rima protagonizada por mulheres (Batalha do Pátio) completa o encontro, com set da DJ Gabiiiiiip (Gabriela Ambrósio). Além disso, as grafiteiras e artistas visuais Manda, Dan e Froyd expõe seu trabalho durante todo o evento.
Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop em Pernambuco
Iniciada em 2018 e retomada há pouco mais de dois anos, a FNMH2PE reúne fazedoras de cultura de Pernambuco ligadas aos cinco elementos do Hip Hop, debatendo pautas específicas da categoria e questões que afetam as mulheres em geral. Em 2025, o coletivo lançou a campanha “Mais Hip Hop, Menos Violência Contra a Mulher”, que conta com rodas de diálogo sobre violência de gênero, protocolo de acolhimento às vítimas e cartilha informativa já referenciada pelo Ministério das Mulheres.
Conferências
A 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres será realizada em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. O evento reunirá delegadas eleitas em conferências estaduais, municipais e livres em todo o país para apresentar propostas que formarão a Plataforma das Mulheres, documento que sistematiza as prioridades em políticas públicas defendidas pelas representantes. Para cada conferência, é possível eleger 1 delegada com 10 a 50 participantes, 2 delegadas com 51 ou mais, e até 3 delegadas com 101 ou mais, o que torna essencial a ampla mobilização feminina para garantir maior representatividade.
Comentários
Postar um comentário